sexta-feira, julho 20, 2007

Uma autora russa descreveu assim o "elemento feminino"..

"...por natureza tão paradoxalmente generoso para com os que abusam dele e cruel até ao extermínio para com os que se lhe rendem"

Fala da mulher, fala dela, com culpabilidade, mas fala sobretudo de algo que não será exclusivo do feminino..

quarta-feira, julho 18, 2007

"Pena capital em caso de escravatura"

Um artigo no jornal Público de hoje diz o seguinte:

"Pena capital em caso de escravatura

Um caso de escravatura envolvendo 30 adultos e crianças numa fábrica chinesa terminou com uma condenação à morte e uma sentença de prisão perpétua, num total de 28 condenações, noticiou a AFP.

Zhao Yanbing, empregado numa olaria da província de Shanxi, no norte do país, foi condenado à pena capital após ter sido considerado cuplado por agredir um operário com uma pá, em 2006.

Um dos chefes da mesma fábrica, foi condenado a prisão perpétua, também por maus tratos. O patrão, Wang Bingbing (do bling-bling), filho do responsável local do Partido Comunista, ficará na prisão por nove anos. A pena mais baixa entre os 28 condenados foi de 18 meses de prisão.

Os 30 trabalhadores foram libertados em Junho e disseram que trabalhavam sob vigilância de guardas e cães, eram constantemente agredidos, alvo de troça e apenas tinham direito a refeições mínimas.

Nos próximos dias, serão lidas as sentenças de 12 arguidos noutros casos de escravatura."


Interessante descoberta de um gap cultural com estes individuos orientais cujo conceito de equidade tem uma interpretação completamente diferente da nossa.

Ora vejamos a fascinante distribuição de sentenças:

Empregado: pena capital
Chefe: prisão perpétua
Patrão: 9 anos de prisão

Grandes são as esperanças na justiça da Républica Popular Chinesa...