domingo, dezembro 23, 2007

Debaixo de água..
-As baleias conseguem aguentar cerca de meia hora debaixo de água sem respirar..
Eu propunha-me aguentar muito mais do que isso.
Indiferente à natureza fisiológica do meu corpo, mergulhara bem fundo no mar.
Não sei bem como tudo começou. Como um asteróide à deriva afastava-me lenta e gradualmente da superficie. Sem me debater, avançava em direcção ao fundo, onde a luz rareava.
A dez metros de mim reparo em alguém. E está ali outro: estou rodeado de gente.. Que estranho?
- Tudo beEm?
Não parece ouvir-me.. Os sons propagam-se de forma diferente aqui.. Grito mais alto. Continua sem me ouvir. Sinto que grito para uma densa barreira de água. Espera, está a olhar para aqui.. Faço sinais com dificuldade, a viscosidade da água não me permite grandes entusiasmos.
Parece querer dizer-me qualquer coisa.. Não percebo o que diz. Não percebo nada.
-Espeera, vou aproximaar-me.
Nado na sua direcção. Esboço os primeiros movimentos com dificuldade. Dir-se-ia que nunca aprendi a nadar, tal é a forma descoordenada como me movo. Deve ser do entorpecimento dos músculos ou talvez da profundidade. Concentro-me na formação de bruços e esforço-me por persuadir o meu corpo a responder ao meu ímpeto. Avanço com dificuldade.. O meu interlocutor não parece estar tão longe. Alguns gestos mais e estarei à sua frente.
Estranho, subestimei a distância. Continuo afastado. Não só não me aproximei, como pelo contrário estou agora a mais de vinte metros desta pessoa. Ela parece não se aperceber de nada e mantém um olhar de apatia.
Deriva.